Há exatos 25 anos a entidade máxima de Incentive Travel , SITE (Society of Incentive Travel Excellence), ao comemorar seus 20 anos de atividade, elegeu os 20 melhores cases mundiais premiados por criatividade + resultados.
Entre estes vinte best cases haviam 03 projetos brasileiros que marcaram a história do Incentivo em nosso país: Shogun/General Motors, Intocáveis/Ceras Johnson e Asterix/Ticket Restaurante. Um marco nunca mais superado por aqui.
Subimos emocionados ao palco do Nobel Hall em Estocolmo para receber os troféus e um livro impresso especialmente confeccionado para a cerimonia, seguido de um jantar solene em traje de gala.
A historia do incentivo no Brasil, que começa em 1984, já em seu início impressionou o mercado pela criatividade com que ajudava os clientes a superar suas metas. Estes 03 cases premiados, além da abordagem criativa, trouxeram às empresas resultados excepcionais. Os clientes apostaram numa ferramenta ainda desconhecida por aqui e provaram de imediato a nossa regra de ouro: programas self liquidated com recall perene junto aos participantes.
Vale a pena contar sobre um deles: Intocáveis Protector, criado para Ceras Johnson:
De um lado, estávamos em pleno frenesi com o lançamento do filme Intocáveis, um verdadeiro blockbuster que trazia como protagonistas Sean Connery e Kevin Costner. De outro, o cliente queria preservar a liderança de mercado, ”eliminar os malvados” do segmento e, atingida a meta pela equipe, premiar os vencedores com uma viagem à sede da empresa, numa cidade próxima a Chicago (EUA).
Daí nossa ideia de usar como tema este lançamento. Nosso projeto contava com vídeo conceitual, evento de lançamento exclusivo para a campanha – com exibição do filme – num cenário adaptado a Chicago dos anos 50, trazendo sósias de gangsters e agentes policiais, além de comunicação e ativações robustas e frequentes por todo o período da campanha. Ao final, com a superação da meta atingida, os ganhadores viajaram a Chicago, sendo recebidos por limousines no aeroporto O’Hare, seguido de um encontro com o presidente mundial da J&J.
Infelizmente, hoje no Brasil os clientes estão retraídos com relação a programas mais ousados e criativos, preferindo apostar em projetos bem estruturados mas sem o suporte motivacional e transformador que os programas temáticos apresentam… Paradoxalmente, nos EUA, as marcas continuam investindo em temas criativos com mais de U$ 125 bilhões/ano, tendo como retorno crescimento de 2 dígitos, ano após ano, o que só comprova que a formula funciona. E muito bem.
A nossa aposta é de resgatar a atração e adesão de clientes brasileiros a programas que não somente trazem os resultados de performance mas também elevam o clima organizacional, permitindo identificar talentos e, principalmente, reter os melhores, mantendo e/ou elevando seu share de mercado!
Ouse com seu time e lance desafios motivadores e criativos para atingir e superar suas metas. O resultado é certeiro!
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