“Se você cuidar bem de seus funcionários, eles irão cuidar bem de seus clientes, garantindo satisfação, loyalty e resultados” #PeopleComeFirst#PerformanceImprovement#callexperts
O ambiente de negócios mudou radicalmente e exige muita atenção para a real importância das pessoas nas empresas.
People Centricity & Employee Experience
A dinâmica de trabalho mudou, e toda empresa deve se adaptar ao novo cenário.
O trabalho remoto acelerou a cultura de EX (Employee Centricity), que visa colocar as pessoas no centro do negócio, em especial o seu time.
Os gestores das empresas não estavam preparados para o cenário Hoffice e para manter as pessoas motivadas e engajadas. Agora, além da prioridade de ter sua área de CX (Customer Experience), você precisa implantar, com urgência, a cultura de EX em sua empresa.
O que está em jogo é a sobrevivência das empresas. “Se você cuidar bem de seus funcionários, eles vão cuidar bem de seus clientes, garantindo margens e retenção”. Essa cultura não é nova, no entanto, ainda não é muito praticada em nossas Organizações.
Não estamos falando somente de palavras de ordem, as mudanças devem ser colocadas em prática pra valer, tais como:
— valorizar e reconhecer ideias, assim como a criatividade individual, isso a curto prazo
— a liderança deve ter uma comunicação criativa e frequente
— feedback one by one, pois um time é formado por pessoas, com características individuais
— estimular a inovação e o empreendedorismo (intrapeneur)
— celebrar todas as conquistas e goals
— reconhecer com experiências, wellness, viagens, day off e com ações de voluntariado
Algumas empresas, além do usual ROI (Return Over Investment), estão aplicando também o RODG (Return on Doing Good), que consegue emocionar os millennials, que hoje já representam mais de 50% da força de trabalho. Essa geração só se engaja quando sente que os valores da empresa vão ao encontro de seus objetivos e propósitos de vida.
Um estudo publicado na Harvard Business Review revela que empresas com boas práticas de EX geram lucros 4 vezes maiores em seu segmento, além de merecerem atenção especial da mídia como bons empregadores e por ser um ótimo lugar para trabalhar.
Vamos planejar o seu EX e colocar seu time e parceiros no centro dos negócios?