No ano de 776 a.C ocorreu a primeira edição dos Jogos Olímpicos. O primeiro campeão olímpico foi um anônimo cozinheiro — Corobeu, que foi premiado com uma coroa de louros, o que dava àquele simples mortal o acesso ao Monte Olimpo, a morada dos deuses. Sua conquista foi eternizada em moedas, esculturas e histórias ao pé do fogo…Tem prêmio maior?
Ali era lançada a semente do reconhecimento. Essa é a verdadeira essência da motivação para pessoas a se dedicarem, com esforço, à procura de reconhecimento. Era tão importante, que as guerras eram pausadas durante os jogos, e com isso contribuíam até para a paz e em negociações de conflitos.
As Olimpíadas que mobilizavam toda a Grécia, também contaminaram o mundo. Até hoje, com quase 300 edições, tem uma audiência superior a 2 bilhões de pessoas nas transmissões, e mobilizam os países que torcem por seus atletas na quebra de recordes e que com suas bandeiras nacionais comemoram. É importante ressaltar que os recordes da última Olimpíada viram a régua, e o piso da próxima sempre será superado!
O mesmo ocorre com as Copas do Mundo, que têm a mesma raiz e produzem os mesmos efeitos… não por acaso, os 2 maiores eventos mundiais. Com 21 edições, a Copa também supera em mais de 2 bilhões de audiência. Neste momento, deixamos de torcer por um time e passamos a ser uma única torcida com paixão, em todos os gêneros, classes sociais e idades.
Por que essa introdução? Os gregos nos ensinaram que o ser humano, quando motivado com desafios, o que hoje é explicado pela nossa necessidade ancestral de atingir desafios, almeja ter uma recompensa em prazer (núcleo accumbens).
Ainda no século passado, as empresas, descobriram que esse recurso também poderia ser utilizado nos negócios. Hoje, com programas de incentivo à performance, as empresas atingem suas metas e compartilham esse sucesso com reconhecimento e prêmios em produtos e viagens de experiência. Nos EUA, são investidos mais de US$ 130 bi /ano em premiações não pecuniárias. E por que não usar essa fórmula, sempre com bons resultados?
Ser reconhecido e premiado com uma viagem para assistir a uma Olimpíada ou a uma Copa do Mundo é o maior objeto de desejo dos brasileiros. Cada uma delas é um evento único e sempre com resultados inesperados, o que prova que o ser humano quando é motivado se supera. Em 2022, teremos a Copa no Qatar, que passa a ser o primeiro grande evento mundial com maior acesso, depois de meses com restrição de viagens. Posso lhe garantir que se você lançar os seus desafios e propor como prêmio a Copa do Qatar, todas as suas metas serão também superadas, além de um residual priceless e de long-life com seu time.