Vou iniciar por aqui uma série de casos verdade sobre diversos segmentos de negócios que desconhecem o uso e resultados de Incentivos.
Este domingo fui a um shopping para compras em uma loja de moda, e como sempre, curioso nas práticas de Incentivo para vendas, falei com a gerente, aliás uma ótima vendedora, que começou a me contar como ela e o time da loja eram avaliados e premiados, a resposta foi que elas somente ganhavam uma Comissão sobre vendas.
Perguntei claro, sobre Incentivos por performance: essa rede de lojas não pratica!
Somente a gerente é quem ganha sobre a performance anual, que tem um acréscimo mínimo de 20% sobre vendas do ano anterior, e somente ela ganha 1 salário que divide por decisão pessoal com o time, o que dá menos de R$ 100/vendedora…
Isso não é Incentivo, nem pode ser chamado de…!!
É uma sábia generosidade da gerente que sabe a importância do time, e um erro da direção comercial da rede de lojas, que de verdade “indiretamente” está punindo a gerente.
O varejo é uma indústria que evoluiu demais em marketing, branding, tendências etc. mas que em algumas redes, ainda pecam na gestão e motivação de seus times comerciais.
Só isso já pode ser considerado um absurdo em 2022, os últimos 2 anos tem exigido dos time de vendas um esforço extraordinário para atingir metas.
Mas não era só isso.
As lojas ao redor no mesmo shopping, que tinham até um ticket menor pro ratio, e com afinidades de mesmo segmento, causavam inveja para o time desta loja.
Uma loja vizinha dava de prêmio por meta anual alcançada 1 carro para a gerente, e 1 moto para a supervisora da loja e prêmios para as vendedoras. Outra loja vizinha, também dava múltiplos de salário para o time de vendas e um bônus de 5 salários para a gerente, todos convertidos em pontos para resgate de prêmios em um catálogo de livre escolha, e com certeza no mesmo shopping iremos encontrar mais bons exemplos.
Imaginem qual era o sonho dessa gerente? Ser convidada para trabalhar em uma das redes das lojas vizinhas o que ela irá aceitar sem duvida!
– O que você acha deste caso verdade, que espelha a prática da grande maioria de redes de varejo, que ignoram que Incentivos, que além de gerar vendas, reconhecer e reter os melhores vendedores é Auto Pagável?
Partilhe comigo os seus causos de boas & más praticas.