O seu CAC se torna cada vez mais alto, na proporção inversa de sua capacidade de reter clientes, com um criativo programa de Incentivos aplicados em sua equipe, além de reduzir seu CAC você irá fidelizar os novos clientes.

CAC – Custo de Aquisição de clientes é a métrica que mede o custo de aquisição de um novo cliente para a empresa. Representa a quantia total de budget que a empresa investe em vendas e marketing dividida pelo número de clientes adquiridos durante um período específico.

Para calcular o CAC, é preciso considerar os custos diretamente relacionados à aquisição do cliente. Esses custos incluem despesas de marketing, campanhas publicitárias, pesquisa paga, mídia social, criação de conteúdo, participação em eventos e quaisquer outras atividades promocionais. Também deve incluir salários da equipe de vendas, comissões e outros custos indiretos associados à aquisição de novos clientes.

A fórmula para calcular o CAC é a seguinte:
CAC = Custos Totais de Vendas e Marketing / Número de Novos Clientes Adquiridos

Por exemplo, se sua empresa gasta R$ 100.000 em esforços de marketing e vendas em um determinado mês e conquista 500 novos clientes durante esse período, o CAC seria de R$ 200 (R$ 100.000 / 500).

A métrica CAC é essencial porque ajuda as empresas a avaliar a eficiência de suas estratégias de aquisição de clientes. Ao comparar o custo de aquisição de clientes com a receita gerada por esses clientes, as empresas podem avaliar a lucratividade de seus esforços de aquisição e tomar melhores decisões sobre alocação de recursos e otimização do orçamento de marketing.

Se você implementar um Programa de Performance Improvement/Incentivos na sua empresa, você garante a redução do seu CAC e ainda fideliza o seu cliente.

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