No ano de 776 a.C ocorreu a primeira edição dos Jogos Olímpicos. O primeiro campeão olímpico foi um anônimo cozinheiro — Corobeu, que foi premiado com uma coroa  de louros, o que dava àquele mortal o acesso ao Monte Olimpo, a morada dos deuses.
Sua conquista foi eternizada em moedas, esculturas e histórias ao pé do fogo…

Tem prêmio melhor?

Ali era lançada a semente do reconhecimento, e a motivação não era somente pecuniária. Essa era a verdadeira essência da motivação de pessoas a se dedicarem, com esforço, à procura de reconhecimento. Era tão importante, que as guerras eram pausadas durante os jogos, e com isso contribuíam até para a paz e em negociações de conflitos.

As Olimpíadas que mobilizavam toda a Grécia, também contaminaram o mundo. Até hoje, com quase 300 edições, tem a maior audiência mundial, superior a 2 bilhões de pessoas nas transmissões, e mobilizam os países que torcem por seus atletas na quebra de recordes e que com suas bandeiras comemoram. É importante ressaltar que os recordes da última Olimpíada viram a régua, e o piso da próxima sempre será superado!

O mesmo ocorre com as Copas do Mundo, que têm a mesma raiz e produzem os mesmos efeitos… Deixamos de torcer por um time e passamos a ser uma única torcida com paixão, em todos os gêneros, classes sociais e idades. A motivação é a mesma e mobiliza a todos nós.

Por que essa introdução? 

Os gregos nos ensinaram que o ser humano, quando motivado com desafios, o que hoje é explicado pela nossa necessidade ancestral de atingir desafios, almeja ter uma recompensa em prazer (núcleo accumbens).

Ainda no século passado, as empresas que precisavam de um estímulo contínuo de crescimento e novos desafios, descobriram que esse recurso também poderia ser utilizado nos negócios. Hoje, com projetos de incentivo à performance, as empresas atingem suas metas e compartilham esse sucesso com reconhecimento e prêmios em produtos, medalhas e viagens de experiência. Nos EUA, são investidos mais de US$ 130 bi /ano em premiações não pecuniárias. E por que não usar essa fórmula milenar, e sempre com resultados?

Ser reconhecido e premiado com uma viagem para assistir a uma Olimpíada ou a uma Copa  do Mundo, ou ambas, é o maior objeto de desejo dos brasileiros. Cada uma delas é um evento único e sempre com resultados inesperados, o que prova que o ser humano quando é motivado se supera.

Em 2022, teremos a Copa no Qatar, que passa a ser o primeiro grande evento mundial com mais acesso, depois de 15 meses com restrição de viagens. Posso lhe garantir que se você lançar os seus desafios e propor como prêmio a Copa do Qatar, todas as suas metas serão também superadas, além de um residual priceless  e de long-life com seu time.

#GoQatar#IncentiveLover#PeopleComeFirst#BoraCampeões

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